Neste momento em que você já foi apresentado ao marketing digital, quais redes sociais podem alavancar o seu negócio e como elas funcionam, agora podemos começar a te contar quais estratégias podem ser efetivas neste processo de aproximação do seu cliente online.

Assim como no marketing tradicional, as promoções de desconto e brinde são grandes atrativos na hora de conquistar vendas. Chamada de marketing promocional, a iniciativa de oferecer descontos e brindes pode estreitar a sua relação com o cliente, oferecendo a ele uma experiência positiva e recompensadora.

BENEFÍCIOS DO MARKETING PROMOCIONAL

  • Novos clientes

    Com uma estratégia de marketing promocional você consegue divulgar o seu negócio de forma espontânea e com baixo investimento, atraindo pessoas que não conheciam a sua marca. Por exemplo: você pode oferecer um cupom de desconto exclusivo para clientes que indicam amigos para comprar na sua marca.

  • Fidelização

    Além de atrair novos clientes, também é importante que cuidemos das pessoas que já acreditam no seu negócio. Oferecendo novas experiências a clientes antigos, você renova o relacionamento deles com a sua marca e se torna cada vez mais próximo. Segundo um estudo realizado pela empresa PiniOn, 76% das pessoas comprariam novamente na marca que oferecesse um brinde relevante. Para clientes fiéis, você pode oferecer produtos ou descontos exclusivos em campanhas de fidelidade, por exemplo.

  • Divulgação da marca

    Em ações criativas de marketing promocional é possível promover uma experiência diferente para as pessoas que entram em contato com o seu negócio.Ao participar de uma promoção divertida e marcante, seu negócio entra para a memória afetiva do seu cliente, sendo lembrado mais vezes por mais tempo.

  • Destaque em relação a concorrência

    Segundo o mesmo estudo da empresa PiniOn citado anteriormente, 57% das pessoas trocariam de marca na hora da compra caso uma delas oferecesse uma promoção ou brinde atrativos. Desta forma, seu negócio pode sair na frente de seus similares quando aplicado uma boa ação de marketing promocional.

PROMOÇÕES NAS REDES SOCIAIS

Existem diversas maneiras de comunicar ações promocionais nas redes sociais do seu negócio. Você pode enviar e-mails promocionais, divulgar cupons de desconto, promover concursos culturais, oferecer materiais interativos como e-books, entre outros.

Veja a seguir alguns detalhes e exemplos de ações promocionais em meios digitais:

  • E-mails promocionais

    A Shop2gether para se diferenciar dos diversos e-mails de promoções que chegam em nossas caixas de entrada todos os dias, optou por começar a sua mensagem com o desconto máximo oferecido naquela promoção, depois ofereceu uma seleção de produtos feita para cada usuário.

  • Cupons de desconto

    Existem diversas maneiras de divulgar cupons de desconto, você pode optar por divulgá-los nas suas redes sociais, por e-mail, através de influenciadores etc. É importante, porém, sempre deixar claro para o consumidor as regras de utilização destes cupons. A plataforma Ifood oferece cupons de desconto personalizados para cada usuário e área de entrega que são moldados a partir das necessidades de impulsionamento de restaurantes e produtos.

  • Concurso culturais

    Esse tipo de concurso pode ser uma opção de baixo investimento para se destacar nas redes sociais, porém fique atento às especificações legais de cada tipo de sorteio, você pode ler a Portaria completa aqui. Lembre-se de direcionar o seu concurso ao tipo de comportamento que você deseja para o seu cliente, por exemplo: comente para ganhar, marque um amigo, responda a enquete etc.

ORGANIZANDO O CALENDÁRIO

Você já aprendeu o que é marketing promocional, como ele se aplica ao digital e agora vamos analisar como encaixar essas ações no seu calendário de vendas:

  1. Faça uma análise geral do ano, destacando datas importantes de vendas para o mercado e para o seu negócio.

  2. Análise e construa os principais objetivos de venda para cada período do seu ano, linkando com as datas comemorativas selecionadas anteriormente.

  3. Estabeleça qual o investimento disponível para cada data.

  4. Depois de objetivos, datas e orçamentos selecionados está na hora de ser criativo! Bole ideias relacionadas a essas datas, ou separe uma parte do orçamento para procurar uma equipe especializada!

  5. No momento que estiver montando seu cronograma, não se esqueça de que as ações devem ter um momento para começar, se desenvolver e acabar.

Confira aqui um resumo visual que a agência Conexorama criou de um Plano de Marketing Digital!

Pronto para mergulhar ainda mais na sua transformação digital?

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