Agora que você já sabe como as redes sociais podem te ajudar nas vendas, vamos aprender mais sobre o Instagram. A plataforma, criada para compartilhamento de fotos, agora funciona como uma vitrine on-line para diversas lojas.

Acessando o aplicativo, você terá acesso a diversos formatos e conteúdos diferentes. A dica é explorar e usar todos os artefatos que a rede oferece: isso irá te ajudar na conexão com o cliente e, também, no alcance de seus conteúdos.

Agora, vamos aprender como funciona cada uma das ferramentas do Instagram, para que você crie adequadamente para cada um dos formatos oferecidos.

BIOGRAFIA

Lembre-se de criar uma biografia para seu perfil. Fale sobre sua loja, coloque seu endereço, opções de contato. Facilite para seu cliente saber mais sobre você! Para editá-la, clique em “Editar perfil”.

POSTS

Os posts em formato de feed são os principais da plataforma, pois ficarão diretamente no seu perfil para o acesso de seus clientes e funcionarão como a sua grande galeria.

Para criá-los, existem três opções: galeria, foto e vídeo. Ou seja, você pode usar uma foto que já está em seu celular através da opção “galeria”. Na opção “foto” e “vídeo”, irá abrir a câmera do aplicativo para que você registre o que deseja compartilhar.

Ao pegar conteúdos da galera, você poderá publicar até 10 fotos ou vídeos no mesmo post. Dentro da própria plataforma você poderá editar as imagens, mexendo em funções como brilho e iluminação. Priorize não utilizar filtros em suas publicações, deixando as imagens com coloração mais próxima da realidade.

Você também pode adicionar pessoas ou sua localização nas publicações através da funcionalidades “marcar pessoas” e “adicionar localização”.

STORIES

As publicações do Stories ficam no ar por apenas 24 horas. Então, por conta de sua identidade temporária, os conteúdos aqui são mais dinâmicos. Você pode usar o formato de imagem, texto, vídeo ou boomerang. Assim como nos posts, você poderá utilizar conteúdos de sua galeria ou criar imagens e vídeos na hora de postar.

Dentro da ferramenta de Stories você irá encontrar diversas funcionalidades:

  • Marcações

    Assim como nos posts, você pode marcar outros usuários ou marcar a sua localização.

  • Perguntas

    Essa funcionalidade permite que você abra uma caixa de perguntas para que seus seguidores lhe envie dúvidas diretamente por ali. Você poderá responder por mensagem privada ou por stories, postando para que todos os seus seguidores vejam.

  • GIFs

    O Instagram permite que você personalize seus stories com gifs, deixando suas publicações ainda mais dinâmicas. Aproveite para mostrar o dia a dia da loja, fazer vídeos com vendedores, abrir caixas de perguntas e personalizar seus conteúdos com gifs, stickers e filtros.

  • Destaques

    Em seu perfil, você poderá criar destaques personalizados. Assim, os stories poderão ser vistos por mais do que 24h. Vá em seu perfil e clique no “+”, abaixo de sua biografia. Escolha os Stories que deseja incluir em um destaque, inclua um nome e uma capa para seu destaque e conclua.

REELS

A nova funcionalidade da plataforma consiste no formato de vídeo, aceitando conteúdos curtos de até 30 segundos. O intuito dos Reels é passar informações de forma objetiva e clara.

Que tal mostrar dar dicas de moda ou mostrar os looks da coleção de forma rápida a seus clientes? Aposte em criatividade e dinamismo!

Você pode publicar o conteúdo nos Stories ou feed, enviá-lo por Direct ou compartilhar seu vídeo diretamente na aba especial de Reels da plataforma – alcançando públicos além dos seus seguidores.

Quanto à criação dos vídeos, você pode gravar uma cena única ou uma sequência de mini vídeos, além de também poder escolher vídeos da galeria para compor seus Reels. Para aumentar o dinamismo, você pode também adicionar músicas e filtros a seus vídeos.

IGTV

Se nos Reels a aposta é agilidade e dinamismo, no IGTV você pode publicar conteúdos com maior duração. A ferramenta é para vídeos com mais de 1 minuto, podendo chegar à duração de 1 hora.

No IGTV, invista em conteúdos explicativos, como falar sobre detalhes das roupas. Fale sobre cores, tecidos e caimentos: conteúdos que terão relevância para o seu público.

LIVES

Por meio dessa funcionalidade, você poderá fazer transmissões ao vivo de até uma hora. Que tal comunicar um lançamento de coleção e mostrar as novas peças em primeira mão para seus clientes?

As lives ficam disponíveis durante 24 horas em seu perfil, mas você poderá compartilhá-las em seu IGTV ao finalizar a transmissão.

BUSQUE REFERÊNCIAS

Na hora de criar o seu conteúdo, busque referência naquilo que já deu certo na rede social. Você pode analisar perfis de outras lojas e ter ideias para inovar para fazer suas publicações na plataforma.

Fica a dica de um perfil para se inspirar: @lojadicarvalho. A loja de São Caetano do Sul – SP é uma referência em diferentes conteúdos, reserve um tempo do seu dia e confira:

As possibilidades para que você crie e comunique o seu melhor para os clientes são muitas. Conte conosco nessa trajetória e boa sorte!

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